Caracterização da Escola

A escola foi fundada em dezembro de 1974, em uma parceria entre a Marinha do Brasil, representada pelo então Almirante Ernesto de Mourão Sá e a Prefeitura Municipal de Salvador, na época, administrada pelo Prefeito Clériston Andrade. O terreno onde a escola foi construída era da prefeitura, a marinha doou os materiais utilizados e a mão de obra, pois necessitava de um local para que os seus soldados pudessem estudar,  próximo a sua base. O nome da escola foi colocado em homenagem ao Almirante, que foi peça fundamental para o processo de construção. Então, nos primeiros anos de funcionamento, a escola atendia prioritariamente aos soldados. O corpo docente e funcionários eram da rede municipal. Com o passar dos anos, a clientela foi mudando... chegaram os ferroviários e suas famílias, depois as pessoas que iam ocupando os terrenos próximos á escola. Por alguns anos, a escola já foi denominada como Grupo Interescolar e era a sede da Secretaria Municipal de Educação na região do Subúrbio Ferroviário, também por algum tempo atendeu aos alunos da extinta Escola Municipal Tamandaré.
 Dados cadastrais da unidade escolar:
Escola Municipal Almirante Ernesto de Mourão Sá
Endereço: Rua São Cristovão, 290 – Paripe
Telefones:  (71) 3217-0274
Autorização de funcionamento 9928/92 DOM 29/12/1992
Modalidades de ensino Ensino fundamental I e II / SEJA
Quantitativo de alunos 791

 Estrutura Organizacional Da Escola:
A escola no que diz respeito a sua organização hierárquica e funcional, está composta por um diretor geral, três vices-diretores distribuídos um por cada turno, uma secretária geral, vinte e nove professores, três estagiários, duas auxiliares administrativas, doze funcionários de apoio e seis vigilantes. A equipe gestora tem todos os componente com formação superior. O vice-diretor do matutino está iniciando sua experiência como gestor, os demais estão na segunda gestão. 

 Quadro Funcional:
Dilma Maria Simões Figueiredo/ Professora/ Superior/ 20 h noturno/ concursada
Jailma Cerqueira de Azevedo/ Professora /Superior /20 h vespertino /concursada
Mitchela Andrewss Farias/ Professora /Superior /40 h mat./vesp./ concursada
Valéria Santos Sousa /Professora /Superior /40 h vesp./not./ concursada
Zuleica Leone Mota de Oliveira /Professora /Superior/ 40 h Mat./ vesp. /concursada
Edivana Ferreira dos Santos/ Professora/ Superior /20 h /noturno/ concursada
Jackson de Bomfim Oliveira /Professora/ Superior/ 40 h mat./vesp./ concursado
José Carlos Lima /Professor /Superior /40 h vesp./not./ concursado
José Isaias Santos /Professor/ Superior /40 h mat./vesp./ Concursado
Nona dos Santos Reis /Professora/ Superior /20 h Matutino/ Concursado
Ana Cristina Portella de Almeida/ Professora /Superior /40 h vesp./not. /Concursada
Augusto Antonio M. Gomes /Professor/ Superior/ 40 h mat./vesp. / Concursado
Maria de Lourdes Santos de Souza /Professora /Superior/ 40 h mat./not. /Concursada
Braúlio Rodrigues de Freitas/ Professor /Superior/ 40 h vesp./not. / Concursado
Eliedna Ribeiro Dias/ Professora /Superior 40 h mat./vesp. / Concursada
Aline Freitas Santos/ Professora /Superior/ 20 h Vesp./ concursada
Leila Cristina de Bomfim Lima/ Professora /Superior/ 40 h vesp./not. /Concursada
Paulo Cézar de Carvalho/ Professor/ Superior /20 h Vesp./ concursado
Jorge Augusto dos Santos /Professor /Superior/ 20 h Vesp./ Concursado
José Raimundo Filho /Professor /Superior/ 40 h mat./not. /Concursado
Rafael Magnavita de Souza /Professor /Superior/ 40 h mat./not. /Concursado
Edmilson Ferreira de Cerqueira/ Professor/ Superior/ 40 h mat./vesp. /Concursado
Nivanira Simões /Professora /Superior/ Psicopedagogia 40 h mat./vesp./ Concursado
Luiza Borges Bomfim/ Professora/ Superior/ 40 h mat./not./ Concursado
Cíntia Rejane Santos/ Professora/ Médio 20 h Vesp./ Contrato
Celeste Maria Nunes/ Professora /Superior/ 40 h mat./vesp. /Concursado
Carla Rúbia Mascarenhas /Professora/ Superior /20 h Vesp./ Concursada
Junilha Pereira Mota /Professora/ Superior /40 h mat./vesp./ Concursada
Arivaldo da Silva Benedito /Professor/ Superior/ 40 h mat./vesp./ Concursado
Ana Rita Vilas Boas Lemos/ Professora /Superior /40 h mat./not./ Concursada

Estrutura Física da Escola:
A escola possui treze salas de aulas amplas, distribuídas em três pavilhões, bem iluminadas, porém com pouca ventilação, a maioria sem janelas, algumas com problemas de infiltração, pinchadas,  precisando passar por reformas. Possui ainda uma sala de recursos multifuncionais, que está em processo de arrumação, para atendimento aos alunos portadores de necessidades especiais desta escola e das que estão próximas. O laboratório de informática é composto por dez computadores e três impressoras, funcionando apenas dois computadores. A área interna que utilizamos para lazer também é utilizada para reuniões e como refeitório,  a área externa é utilizada como espaço de socialização dos alunos. A sala de professores é ampla, possuindo dois banheiros e uma cozinha, é bem iluminada, pouco ventilada. Possuímos uma sala de leitura, composta por armários, estantes(onde estão dispostos os livros paradidáticos e algumas enciclopédias) e três mesas. Temos também uma sala de recursos audiovisuais, faltando apenas o mobiliário. A cantina da escola é pequena para a manipulação de alimentos necessários para atender a toda clientela e possui um depósito para armazenamento pequeno, sem ventilação e iluminação, inadequado para tal fim.

Perfil do Estudante:
A nossa clientela, na sua maioria, vive em casas de dois cômodos, algumas feitas de madeirite ocupando terrenos invadidos, tendo pais que prestam serviços no terceiro setor ou serviços autônomos. Uma quantidade expressiva de pais estão desempregados, as mães quase todas trabalha, no lar. Algumas das famílias são compostas apenas por filhos e mãe, e nestes casos geralmente não se tem notícias do genitor. As famílias são numerosas, quase todas tendo mais que cinco componentes, na sua grande maioria são protestante.
O bairro em que vivem apesar de extenso e populoso, pouco se investem em cultura, tendo apenas alguns grupos de hip-hop e teatro. Alguns destes, formados por alunos ou ex-alunos que fazem parte de um projeto social. Como espaço de lazer, eles tem a praça principal, onde costumam reunir-se nos finais de semana, também costumam ir á  praia de Tubarão e um clube do bairro. Um dos passatempos preferidos, é o futebol , jogado nos diversos campos espalhados pelo bairro.
Porém, observamos que são crianças e adolescentes criados sem limites, soltos pelas ruas, convivendo lado a lado com a violência, a intolerância, o desrespeito, a miséria. E quando chegam a escola, não conseguem enxergar este espaço como o de transformação, dificultando assim todo o processo de construção do saber. As maiores dificuldades apresentadas durante o processo ensino aprendizagem, está relacionada a leitura e escrita.
Perfil da Comunidade de Entorno:
A comunidade localizada no entorno da escola, não tem um perfil muito diferente do perfil do aluno.Do local onde a escola está inserida, são os que apresentam melhores condições financeiras e  familiar. O comércio próximo a escola, vem se desenvolvendo com o passar dos anos, tendo mercados, açougues, lojas de móveis, centro de abastecimento, farmácias, entre outros, o que antes só era encontrado em outros bairros.
É um bairro bem servido de transporte público, sendo possível o deslocamento em ônibus ou trem. Já no que diz respeito ao saneamento básico, ainda falta muito a percorrer, pois poucas são as ruas que já possuem. É bem servido de escolas públicas e particulares, que vão da educação infantil ao ensino médio, sendo apenas distantes das faculdades.
Com relação a segurança ainda falta muito investimento por parte do governo, porém, bem mais a cooperação da população, pois é um bairro que existe delimitação de espaços a serem frequentados por grupos específicos. Relacionado a saúde, o atendimento ainda é bem precário, tendo apenas nas proximidades o Hospital Geral João Batista Caribé, que atende a todas as emergências do Subúrbio Ferroviário. Existe um posto de saúde da prefeitura, mas que não consegue atender a 30% da população.A comunidade que vive no entorno da escola, não pode ser atendida neste local, devido a delimitação exposta anteriormente.

Conselho Escolar:
O conselho escolar desta unidade está dividido entre conselho deliberativo e conselho fiscal, representado por todos os segmentos: pais, alunos, servidores e magistério. Este conselho quando foi formado, no ano de 2006, a maioria dos representantes não sabiam o quanto era importante a existência do mesmo e o papel de cada um. No entanto, a partir do ano de 2008, começamos a participar de um processo de formação realizado pela Secretaria Municipal de Educação e de encontros realizados pela equipe gestora da unidade escolar, como parte de uma ação do PPP e PDE.
Hoje ainda encontramos muitas dificuldades, pois alguns membros já saíram, outros ainda têm dificuldade de entender como funciona e a importância de se ter um conselho atuante na escola. Mesmo assim estamos caminhando, fazendo reuniões na maioria das vezes extraordinárias, para tomar decisões concernentes a alguma situação que apareça, ou decidir sobre como os recursos serão gastos.
Mas acredito que após essa nova eleição que ocorrerá este ano, com todos os segmentos bem representados, e principalmente todos cientes do seu papel, conseguiremos de fato torná-lo mais atuante.

PPP - Projeto Político Pedagógico da Escola

O Projeto Político Pedagógico da escola está passando por um processo de re-elaboração, pois quando foi elaborado nem todos os segmentos participaram, apenas um pequeno grupo de professores e a gestora da época. O mesmo foi para ser avaliado por uma equipe técnica da Secretaria Municipal de Educação, que constatou a necessidade de re-elaboração do mesmo, pois não atendia aos requisitos básicos. Estamos trabalhando com o PDE como norteador das ações essenciais do processo ensino aprendizagem, bem como do trabalho da gestão escolar. O nosso PDE foi re-elaborado no ano de 2008, e tem como principal objetivo a melhoria e qualidade da educação e serviços prestados. As dificuldades são muitas, pois alguns responsáveis por ações já não estão na escola, tendo a gestora que assumir está responsabilidade, além das várias outras, levando em conta que na unidade não tem coordenador.
 
Missão:
Nossa escola tem por missão atender ao educando, visando assegurar-lhe uma aprendizagem eficaz na construção do seu conhecimento, a interação e o respeito mútuo. 
Visão:

Sermos reconhecidos no Município pela nossa criatividade e valorização humana, presentes em nossas práticas, visando a interação escola x aluno x comunidade com o espírito de cooperação.
Valores:

A comunidade escolar tem como valores:
a) Cooperação: trabalhamos em equipe, favorecendo a igualdade entre as pessoas da escola, reforçando o bom relacionamento entre a comunidade escolar.

b) Inovação: buscamos e incentivamos estratégias apropriadas para a solução de problemas e atitudes inovadoras que sinalizem em resultados para nossos desafios organizacionais.

 Objetivos e metas:
Os objetivos e metas apresentados baixo fazem parte do PPP que está sendo re-elaborado e tiveram como base os principais problemas encontrados e as necessidades apresentadas na unidade escolar:
-Elevar o desempenho acadêmico dos alunos -Aperfeiçoar 100% dos professores em técnicas inovadoras de ensino;
-Desenvolver pelo menos um projeto interdisciplinar por semestre;
-Aumentar de 60% para pelo menos 80% o índice geral de aprovação dos alunos do 1º ao 9º ano de escolarização e do SEJA ( segmento de jovens e adultos);
-Implantar um sistema de avaliação e acompanhamento de alunos do 1º ao 9º ano de escolarização e do SEJA;.
-Modernizar a gestão escolar -Promover pelo menos quatro eventos por ano envolvendo o Conselho escolar;
-Definir padrões de desempenho para todos os setores da escola;
-Implantar um programa de divulgação das atividades na unidade escolar;
-Fortalecer a participação dos pais na escola, envolvendo-os no processo ensino aprendizagem;
-Promover integração entre escola x pais x comunidade.